terça-feira, agosto 10, 2010

11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE


“No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e             sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.(...) Cem anos após  a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.”


Sem entrar na questão de fundo, esta retrospectiva nos mostra as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que tinham de buscar alternativas de estudos fora do país e a necessidade da expansão do ensino superior no Brasil.

No que pese os avanços nos quase duzentos anos de história, ainda há muito que fazer pelos estudantes, pois os governos ainda não atendem a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar, soma-se a isto a falta de projetos que valorizem e resgatem a auto-estima de nossos estudantes. Isso tudo acaba favorecendo a evasão e a repetência escolar.

Assim, ser estudante não é apenas exercitar a memória para adquirir novos conhecimentos, mas aprender a aprender, comprender o mundo e as relações que se estabelecem à sua volta, é perceber-se como sujeito histórico-social e compreender seu papel ativo na sociedade .

Para aprender é preciso muito mais que a aquisição de conhecimentos dentro de sala de aula. Valorizar a troca de experiências entre professor x aluno mas especialmente entre alunos – que constroem seus conhecimentos de forma peculiar e certamente contribuiem sobremaneira para a preensão de novos conhecimentos, relacionando-os com suas vivências – é inprescindível para que a aprendizagem se torne significativa.

Fontes consultadas:
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Estudante
• http://www.revistaeducabrasil.com.br