quinta-feira, março 17, 2011

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM PROJETOS


Não é de hoje que se discute a necessidade de se pensar o processo ensino-aprendizagem a partir das necessidades do aluno. No entanto não é tarefa fácil abandonar velhas práticas sobre as quais recebemos nossa educação, seja no ambiente familiar ou na escola.
Estudiosos como Froebel, Decroly, Montessori e Dewey nos levam à reflexão sobre uma concepção de educação que nos exige uma nova postura enquanto educador, onde não somos os detentores do saber, mas temos a responsabilidade de auxiliar nossos alunos na construção de seu próprio conhecimento, levando-os a "aprender a aprender".
Para que tal processo ocorra, é preciso que haja interesse dos alunos – provocado pelas inquietações vividas por eles – e assim sejam capazes de intervir na realidade "como sujeitos de sua própria história", como afirma Paulo Freire. O trabalho com projetos deve partir desse pressuposto, levando à construção/busca pelo conhecimento a partir de "uma nova cultura de aprendizagem" (ALMEIDA, 1999) que valorize os conhecimentos trazidos pelos alunos à escola e torne significativa a aprendizagem, propondo-se à novos desafios.
Como nos afirma ALMEIDA (2009),"Projeto é um design",a configuração de algo que se pretende como objetivo, estando intimamente relacionado a ações, porém apresenta-se aberto e flexível justamente para que se permita ao que se propõe. O desenvolvimento de projetos rompe com o trabalho solitário do professor e abre para a busca por parcerias dentro, ou mesmo fora da escola.
Permite, inclusive, fazer relações que a piori não seriam possíveis no trabalho disciplinar,pois cada professor apresenta uma forma específica de desenvolver seu trabalho e dificilmente se daria conta da maneira específica que o aluno constrói o conhecimento. Tal atividade é trabalhosa, porém apresenta excelentes resultados não apenas para alunos,mas também aos professores que sentem-se desafiados à novas buscas,e descobertas.