domingo, abril 08, 2012

Trabalhando com Mapas na Educação Infantil

Há várias maneiras de desenvolvermos o estudo de mapas. Mas como podemos iniciar este estudo de forma lúdica, com crianças que ainda não dominam a leitura convencional?

Durante a semana da Páscoa, além das atividades que buscam valorizar positivamente  as relações,  dentro de uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa como a Cerimônia de Lava-Pés (dramatizada pelas próprias crianças) e filmes que abordam a temática, as atividades que aguçam o imaginário de nossos pequenos não poderia faltar.
Histórias como “A Galinha e o Ovo de Páscoa” abrem o debate sobre o significado dos símbolos e a origem de uma nova vida.  A partir da leitura, ditados podem ser uma alternativa de registro para o Portfólio.


Outra sugestão é a Caça aos Ovos! Na Escola de Aplicação da UFPA, a equipe Docente elaborou dinâmicas semelhantes para as crianças da Educação Infantil, aumentando o nível de dificuldade para o Pré II (Crianças de 5 anos).
Enquanto no Pré I os pequeninos seguem as pegadas do coelho, os alunos do Pré II saem em busca de mapas que levam ao tesouro (um único ovo de Páscoa que será dividido entre todos da equipe – turma).

Além dos registros que serão feitos pela professora nos mapas (de acordo com a localização dos demais mapas e ovos), surgirão advinhas para tornar a aventura mais emocionante!

Após a realização das atividades as crianças podem fazer registros e construir seus próprios mapas, ou quem sabe até construir maquetes!