Projetos 2009 – II Semestre
IdentificaçãoEscola: | "Ernestina Rodrigues" |
Professor: E-mail: | Andréa Cristina Cunha Solimões andreasolimoes@gmail.com |
Turmas onde as aulas serão desenvolvidas
Ciclo(ano)/Eja(etapa ou totalidade) | Identificação (Ex C2231) | turno |
CI – 2 Ano | Tarde |
Parcerias
Nome do profissional | Atuação na escola |
Tema Central do Projeto: " Os Direitos das Crianças"
Tema do PPP da Escola: "Valorize a vida: Semeando uma cultura de Paz!"
Sub-temas | Disciplinas | Conteúdos curriculares |
" Conhecer para respeitar" | Geografia História Artes Língua Portuguesa | Pluralidade Cultural; Respeito às diferenças; Identidades; Família/ Escola Produção; Coordenação; Criação e Apreciação Linguagem Oral; Produção Textual e Interpretação |
Objetivos:(O que o aluno poderá aprender ou desenvolver ao final do projeto?)
Sensibilizar as crianças quanto aos direitos das crianças e o respeito às diferenças, construir apresentação eletrônica a partir da produção dos alunos. Atentar para a questão da diversidade cultural e questões sociais, valorizando relações especialmente na escola e na família.
Metodologia/ Procedimentos:
- Apresentação de Vídeos sobre os direitos das crianças;
- Leitura de textos (Livro "Os Direitos das Crianças – Ruth Rocha)
- Editor de desenho e produção de texto/frases;
- Apresentação eletrônica
Fase de Sensibilização
Ações | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...) | Coordenação da ação | Duração da ação | |
Aula1 | * Antes de começar, vamos conversar... * Vídeo sobre os direitos das crianças ( A História de Karina, A História de André e de Gabriel) – Fundação Telefônica; * Produção: Escolha a História que você mais gostou e comente sobre ela. | Computador, data-show, vídeo (blog: http://protejameufuturo.blogspot.com/ ou youtube) Editor de texto | Professor(a) da Sala de Informática | 1 aula – Aprox. 1H |
Aula2 | * Antes de começar...(relembrando a atividade anterior) * Texto sobre A Declaração Universal sobre os Direitos da Criança" (leitura coletiva – Com imagens) e debate; Classificar?arrastar imagens: o que é bom e o que é ruim para as crianças. | Declaração Universal dos Direitos das Crianças – Livro de Ruth Rocha ( indicação de leitura completa) – Apresentação Eletrônica. Planilha Eletrônica | Sala de Informática | 1 aula |
Aprofundamento do Tema
Ações | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...) | Coordenação da ação | Duração da ação | |
Aula1 | * Produção no editor de desenho (Princípio I – Toda Criança tem direito a ser respeitada, sem distinção de raça, cor ou condição social); (Princípio II – Toda criança tem direito de ser protegida e compeendida, se desenvolver de forma saudável, com liberdade e Princípio III – Toda Criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade) | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio) – As Produções serão individuais. | Sala de informática | 1h |
Aula2 | * Produção no editor de desenho (Princípio IV – Princípios V e VI) | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio) | Sala de Informática | 1h |
Produção
Ações | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...) | Coordenação da ação | Duração da ação | |
Aula1 | * Produção no editor de desenho (Princípio VII , VIII e IX; | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio) | Sala de Informática | 1h |
Aula2 | Princípio X e início da socialização das produção em sala ( apresentação | Computador: Tux Paint (todos) | Sala de Informática | 1h |
Culminância
Ações | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...) | Coordenação da ação | Duração da ação | |
Aula1 | Montagem em Apresentação Eletrônica (prévia) e apresentações finais | Computador, data-show e caixa amplificada com microfone. | Sala de Informática | 1h |
Aula2 | Ensaio e socialização em Mostra Cultural. Publicação no Blog da Escola | Computador, data-show e caixa amplificada com microfone. Internet | Sala de Informática | 1h |
Avaliação da aprendizagem dos alunos
Para verificar se os objetivos foram atingidos, será feita observação quanto às relações em classe (com auxílio do professor(a) parceiro(a), bem como o envolvimento nas produções e socializações, a realização das atividades de acordo com os princípios abordados, criatividade nas produções e desenvoltura/segurança nas apresentações.
Avaliação do projeto
A avaliação do projeto se forma individual e coletiva, em conselho de classe e cumprimento do cronograma ao término deste, considerando-se a otimização do tempo/espaço destinado ao projeto.
Referências:
- Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ciclo I;
- Vídeo YouTube;