Projetos 2009 – II Semestre
IdentificaçãoEscola:  | "Ernestina Rodrigues"  | 
Professor: E-mail:  | Andréa Cristina Cunha Solimões andreasolimoes@gmail.com  | 
Turmas onde as aulas serão desenvolvidas
Ciclo(ano)/Eja(etapa ou totalidade)  | Identificação (Ex C2231)  | turno  | 
CI – 2 Ano  | Tarde  | 
Parcerias
Nome do profissional  | Atuação na escola  | 
Tema Central do Projeto: " Os Direitos das Crianças"
Tema do PPP da Escola: "Valorize a vida: Semeando uma cultura de Paz!"
Sub-temas  | Disciplinas  | Conteúdos curriculares  | 
" Conhecer para respeitar"  | Geografia História Artes Língua Portuguesa  | Pluralidade Cultural; Respeito às diferenças;  Identidades; Família/ Escola Produção; Coordenação; Criação e Apreciação Linguagem Oral; Produção Textual e Interpretação  | 
Objetivos:(O que o aluno poderá aprender ou desenvolver ao final do projeto?)
Sensibilizar as crianças quanto aos direitos das crianças e o respeito às diferenças, construir apresentação eletrônica a partir da produção dos alunos. Atentar para a questão da diversidade cultural e questões sociais, valorizando relações especialmente na escola e na família.
Metodologia/ Procedimentos:
- Apresentação de Vídeos sobre os direitos das crianças;
 - Leitura de textos (Livro "Os Direitos das Crianças – Ruth Rocha)
 - Editor de desenho e produção de texto/frases;
 - Apresentação eletrônica
 
Fase de Sensibilização
Ações  | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)  | Coordenação da ação  | Duração da ação  | |
Aula1  | * Antes de começar, vamos conversar... * Vídeo sobre os direitos das crianças ( A História de Karina, A História de André e de Gabriel) – Fundação Telefônica; * Produção: Escolha a História que você mais gostou e comente sobre ela.  | Computador, data-show, vídeo (blog: http://protejameufuturo.blogspot.com/ ou youtube) Editor de texto  | Professor(a) da Sala de Informática | 1 aula – Aprox. 1H  | 
Aula2  | * Antes de começar...(relembrando a atividade anterior) * Texto sobre A Declaração Universal sobre os Direitos da Criança" (leitura coletiva – Com imagens) e debate; Classificar?arrastar imagens: o que é bom e o que é ruim para as crianças.  | Declaração Universal dos Direitos das Crianças – Livro de Ruth Rocha ( indicação de leitura completa) – Apresentação Eletrônica. Planilha Eletrônica | Sala de Informática | 1 aula | 
Aprofundamento do Tema
Ações  | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)  | Coordenação da ação  | Duração da ação  | |
Aula1  | * Produção no editor de desenho (Princípio I – Toda Criança tem direito a ser respeitada, sem distinção de raça, cor ou condição social); (Princípio II – Toda criança tem direito de ser protegida e compeendida, se desenvolver de forma saudável, com liberdade e Princípio III – Toda Criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade)  | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio) – As Produções serão individuais.  | Sala de informática | 1h | 
Aula2  | * Produção no editor de desenho (Princípio IV – Princípios V e VI)  | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio)  | Sala de Informática | 1h | 
Produção
Ações  | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)  | Coordenação da ação  | Duração da ação  | |
Aula1  | * Produção no editor de desenho (Princípio VII , VIII e IX;  | Computador: Tux Paint (produção dos alunos, por grupos de 5 – por princípio)  | Sala de Informática | 1h | 
Aula2  | Princípio X e início da socialização das produção em sala ( apresentação  | Computador: Tux Paint (todos)  | Sala de Informática | 1h | 
Culminância
Ações  | Recursos (software, sites, vídeos, livros, jornal, ábaco, ...)  | Coordenação da ação  | Duração da ação  | |
Aula1  | Montagem em Apresentação Eletrônica (prévia) e apresentações finais  | Computador, data-show e caixa amplificada com microfone.  | Sala de Informática | 1h | 
Aula2  | Ensaio e socialização em Mostra Cultural. Publicação no Blog da Escola  | Computador, data-show e caixa amplificada com microfone. Internet  | Sala de Informática | 1h | 
Avaliação da aprendizagem dos alunos
Para verificar se os objetivos foram atingidos, será feita observação quanto às relações em classe (com auxílio do professor(a) parceiro(a), bem como o envolvimento nas produções e socializações, a realização das atividades de acordo com os princípios abordados, criatividade nas produções e desenvoltura/segurança nas apresentações.
Avaliação do projeto
A avaliação do projeto se forma individual e coletiva, em conselho de classe e cumprimento do cronograma ao término deste, considerando-se a otimização do tempo/espaço destinado ao projeto.
Referências:
- Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ciclo I;
 - Vídeo YouTube;
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário